Escolha uma Página

II ENCONTRO FLUMINENSE - USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 01 a 04 de julho de 2015

Turismo, recreação e educação: caminhos que se cruzam nos parques

Apresentação

As Unidades de Conservação (UCs) são áreas legalmente protegidas, cujos objetivos são: preservação e manejo da biodiversidade e dos ecossistemas,  pesquisas científicas, manutenção de serviços ambientais, promoção da educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. Os últimos aspectos em destaque estão diretamente associados ao uso público e vem se intensificando ao longo dos últimos anos, principalmente nas UCs da categoria parque.

Por se tratarem de áreas de maior extensão e complexidade, além de expressiva importância ambiental, as UCs dependem da elaboração de planos de manejo que coordenem e disciplinem os usos previstos. A inexistência e defasagem dos planos e/ou inadequação da infraestrutura para o uso público, podem contribuir para efeitos negativos sobre a própria área de conservação, comprometendo a biota, o meio físico e a própria qualidade da visitação.

No ano de 2013 foi organizado o I Encontro Fluminense de Uso Público em UCs quando privilegiou-se a temática da gestão e das responsabilidades. Nesta segunda oportunidade, os organizadores optaram por investir nas discussões sobre o turismo e o lazer, mas com a preocupação de abordar a educação (formal e informal) como um requisito fundamental para se tentar compatibilizar o uso público com a conservação da biodiversidade. Neste sentido, priorizaram convidar representantes do meio acadêmico (educadores e pesquisadores) e diretores de parques para darem seus depoimentos sobre diretrizes, perspectivas, experiências e desafios do uso público.

Esta segunda edição do evento, da mesma forma como ocorreu na primeira, tem como meta trazer e divulgar as experiências de pesquisa e extensão no âmbito do uso público, mantendo o espaço das seções técnicas de apresentações.  Foram mantidos os mesmos 3 grandes eixos temáticos norteadores e que são:

  1. Políticas públicas, planejamento e gestão
  2. Educação Ambiental, turismo e lazer
  3. Impactos sócio-ambientais e físico-ambientais do uso público

A novidade programada para este II Encontro Fluminense é a realização de visitas técnicas em trilhas interpretativas em duas áreas protegidas (Parque Estadual da Serra da Tiririca  e APA de Tamoios) selecionados pela coordenação do evento. O objetivo principal é a demonstração das possibilidades de aproveitamento de trilhas para fins interpretativos e educativos, abrangendo aspectos biológicos, ecológicos e sócioambientais. Essas atividades serão realizadas com grupos de 20 participantes (máximo) orientados por coordenadores, monitores e guias.

Dessa forma, tem-se a expectativa de que a realização deste segundo evento enriqueça ainda mais os debates sobre o uso público em UCs, trazendo relevante contribuição acadêmica e o aumento da conscientização pública para conservação das áreas naturais e seu uso responsável.

Prof. Dr. Luiz Renato Vallejo (Coord. Geral)

Parque Estadual dos Três Picos/RJ

       

Layout Padrão | Desenvolvido Pelo STI - Setor Web | Mantido pelo usuário

Skip to content