II ENCONTRO FLUMINENSE - USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
01 a 04 de julho de 2015
Turismo, recreação e educação: caminhos que se cruzam nos parques
Convidados
Conferencistas
Prof. Dr. Genebaldo Freire Dias
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1980), Mestrado em Ecologia (1986) e Doutorado em Ecologia (1999). Foi, por 27 anos, professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasília no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental. Atua na área de Educação Ambiental e Gestão Ambiental (desenvolve recursos formacionais, implanta e avalia programas de Educação e Gestão Ambiental). Em 2012 cerca de 18 mil pessoas atenderam as suas palestras, conferências e oficinas, em todo o Brasil. Tem 40 anos de ativismo ambiental e 19 livros publicados sobre a temática.
Prof. Dr. Eustógio Wanderley Correia Dantas
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia e Planejamento – Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne). Coordenador de Área da Geografia na CAPES para o quadriênio 2014-2017. Editor da Revista MERCATOR (2004-atual), da Revista da ANPEGE (2003-2005 e 2010-14) e da Coleção de Livros Estudos Geográficos da UFC (2009-atual). Atua na Comissão Editorial dos Cadernos das Metrópoles (IPPUR-UFRJ, 2011-atual) e no Conselho Científico de diversos periódicos na área da geografia e afins. Atua na área de Geografia e Estudos multidisciplinares, com ênfase na temática urbana: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.
Componentes das mesas redondas e expositores de painéis
Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Especialista na área de planejamento turístico e gestão de políticas públicas de turismo, Mestre (2000) e Doutor (2008) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Técnico da Diretoria de Planejamento da Cia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio, entre 1979 e 2002, onde ocupou diversos cargos gerenciais e participou de diversos projetos e atividades na área de planejamento turístico, com destaque para o Plano Diretor de Turismo do Estado do Rio de Janeiro 2000-2003. Áreas de interesse: turismo, gestão de destinos turísticos, políticas públicas de turismo, planejamento turístico, Rio de Janeiro (estado e cidade), impactos do turismo em áreas protegidas, ordenamento territorial do turismo e epistemologia do turismo.
Prof. Dra. Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues
Bacharel em Turismo pela PUC de Campinas (1996), Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ (2001), e Doutora em Políticas e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UNB (2009). Professora Adjunta do Departamento de Administração e Turismo, do Programa de Pós Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da UFRRJ. Sua trajetória profissional e acadêmica possui ênfase nas seguintes áreas: análise dos aspectos socioambientais do turismo; gestão do turismo nos destinos receptores; planejamento e gestão do turismo em áreas protegidas; políticas públicas na área ambiental; desenvolvimento e sustentabilidade. Exerceu a função de técnica especializada no Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (2003-2009), onde participou da elaboração e implementação de políticas públicas na área de turismo e conservação da natureza. Atualmente, dedica-se às pesquisas na área de desenvolvimento e políticas públicas de turismo e meio ambiente.
Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Graduado em Ciências Físicas e Biológicas (licenciatura – 1989) e em Ecologia (bacharelado – 1988) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutor em Serviço Social pela UFRJ (2000). Professor Associado da Faculdade de Educação da UFRJ e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos), ambos da UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Pesquisador do CNPq. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Autor de inúmeros livros e artigos em Educação Ambiental. Linhas de pesquisa: educação ambiental e movimentos sociais; educação ambiental e escolas; educação ambiental na gestão pública.
Prof. Dra. Laura Sinay
Graduação em Turismo (FACHA), Pós graduação em Educação Ambiental (UERJ), Legislação Ambiental (OAB) e Avaliação de Impactos Ambientais (Universidade de Buenos Aires), Mestrado em Psicosociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ), PhD em Manejo de Sistemas Naturais e Turísticos pela Universidade de Queensland, Austrália. Pós-doutorado em Geografia (UFRJ). Professora Adjunta da Escola de Turismologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Tem experiência na área de Turismo e Gestão Socioambiental.
Pedro de Castro da Cunha e Menezes
Graduado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (1995). Atuou como Diretor Executivo do Parque Nacional da Tijuca, como Representante Adjunto do Brasil junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e como Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio/MMA. Defendeu tese sobre Unidades de Conservação em Zona de Fronteira. É um dos incentivadores do Projeto Trilha Transcarioca no Rio de Janeiro. Autor do Guia Prático Sinalização de Trilhas. Atualmente é funcionário do Ministério das Relações Exteriores-DF.
Biol. Ernesto Bastos Viveiros de Castro
Graduado em Ciências Biológicas – Ecologia pela UFRJ (1999) e Mestre em Ecologia pela UFRJ (2002). Analista Ambiental, foi chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos entre 2004 e 2011, Coordenador Geral de Uso Público do ICMBio entre 2011 e 2012. Tem formação acadêmica na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação. No momento atua principalmente nos seguintes temas: gestão de Unidades de Conservação e uso público. Atualmente é o Chefe do Parque Nacional da Tijuca.
Ivan Carlos Baptiston
Graduado em Engenharia Florestal pela UFMT (1984). Atuou como Coordenador de Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Cultura e Turismo do Mato Grosso do Sul. Exerceu os cargos de Secretário Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Bonito no ano de 2000 e o cargo de Secretário Municipal Interino de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito no ano de 2002. Foi Coordenador Geral de Unidades de Conservação da Diretoria de Ecossistemas na sede do IBAMA em Brasília-DF. Atualmente é Consultor Ad Hoc da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio. Atual Chefe do Parque Nacional do Iguaçu.
Dra. Aline Augusto Aguiar
Graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ (2002), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e Doutorado em Ecologia pela UFRJ (2010). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vice-presidente do Instituto Mar Adentro: Promoção e Gestão do Conhecimento de Ecossistemas Aquáticos e Coordenadora Geral do Projeto Ilhas do Rio.
Layout Padrão | Desenvolvido Pelo STI - Setor Web | Mantido pelo usuário