II ENCONTRO FLUMINENSE - USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
01 a 04 de julho de 2015
Turismo, recreação e educação: caminhos que se cruzam nos parques
Visitas Técnicas
A organização do evento está programando para o dia 04/07/2015 (sábado) a realização de duas visitas técnicas em duas Unidades de Conservação do Rio de Janeiro. O objetivo é desenvolver atividades em trilhas interpretativas, buscando-se a integração da prática da caminhada com observações das características biológicas e ambientais, desenvolvendo a percepção, o conhecimento e a conscientização. As atividades serão desenvolvidas por um coordenador e monitores que ajudarão na orientação dos participantes.
Serão conferidos certificados de participação da atividade com a carga horária específica.
Visita Técnica 1 – Trilha Interpretativa no Morro das Andorinhas, Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET)
Responsável – Prof. Dr. Douglas de Souza Pimentel
Monitor: Mariana Macedo Barcellos
Duração da atividade – 04 horas
Nº de inscrições – 10 (mínimo) e 20 (máximo)
Descrição da atividade: Consistirá na interpretação ambiental na Trilha do Morro das Andorinhas (Itaipu-Niterói) baseada em um guia (folder) contendo orientações iniciais para a caminhada e seis pontos de parada onde ocorrerão observações relacionadas aos aspectos históricos, ecológicos, paisagísticos e sociais locais. Visita às instalações do Museu de Arqueologia de Itaipu e do Sambaqui da Duna Grande.
Custos – R$ 50,00 (50% na inscrição e mais 50% no dia da atividade)
OBS – O pagamento da atividade dá direito ao transporte em micro ônibus (ida e volta) e distribuição do roteiro de atividades
Visita Técnica 2 – Trilhas Interpretativas (terrestre e subaquática) na APA de Tamoios – Ilha Grande, Angra dos Reis/RJ
Responsável – Profa. Camila Pinto Meireles
Monitores/Guias: Felipe Menezes e Felipe Ribeiro
Duração da atividade – 08 horas
Nº de inscrições – 10 (mínimo) e 20 (máximo)
Descrição da atividade: Vivência na trilha interpretativa terrestre e subaquática implantada no percurso Abraão-Abraãzinho, inserida na APA de Tamoios (Ilha Grande, Angra dos Reis). A atividade inclui: 1) caminhada leve em trilha (10 pontos interpretativos terrestres); 2) oficina de mergulho livre para iniciantes; e 3) trilha subaquática na praia do Abraãozinho. Durante a atividade serão abordadas técnicas para implantação e planejamento de Trilhas Interpretativas (método de ponto de parada), tipologia (guiada ou autoguiada, terrestre e subaquática) e utilização de materiais didáticos e questionários.
Custos – R$ 120,00 (50% na inscrição e mais 50% no dia da atividade)
OBS – O pagamento da atividade dá direito ao transporte em micro ônibus (ida e volta), travessia de saveiro para a Ilha Grande e distribuição do roteiro de atividades.
Layout Padrão | Desenvolvido Pelo STI - Setor Web | Mantido pelo usuário